Um pouco sobre
Nossas Terapias
Entenda um pouco sobre cada terapia.
Fisioterapia Neuropediatrica
O fisioterapeuta, especialista em neuropediatria, atua no tratamento dos recém-nascidos, bebês, crianças e pré – adolescentes, nos aspectos motor, músculo – esquelético, com o objetivo de facilitar a realização das funções e aquisição dos marcos do neurodesenvolvimento, proporcionando qualidade de vida. Para isso, utiliza várias abordagens e técnicas específicas da Fisioterapia como o Bobath, Thera Suit, Bandagens Terapêuticas, Pilates adaptado, treino locomotor na esteira, dentre outras. Utiliza, também, de vários equipamentos e recursos terapêuticos que possibilitam a potencialização e efetividade do trabalho realizado. Atua, ainda, na intervenção do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, prematuridade, encefalopatia não progressiva da infância (Paralisia Cerebral), Trissomia 21, Autismo, Mielomeningocele, Torcicolo congênito, síndromes raras, doenças neuromusculares, entre outras.
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional atua no tratamento de pacientes com alterações cognitivas, físicas, sensoriais, psicomotoras, sociais, entre outras. Diretamente focado na ocupação humana, o Terapeuta Ocupacional visa (re) estabelecer condições para que o indivíduo tenha o máximo de independência e autonomia, na realização de suas atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD). O foco na pediatria é possibilitar que as crianças possam desempenhar suas tarefas de maneira efetiva e funcional, garantindo através da principal ocupação da criança – o brincar – que ela alcance independência e autonomia. Os tratamentos são pautados em conceitos sólidos da literatura e abordagens reconhecidas como padrão ouro nas intervenções, que visam garantir que as crianças alcancem o máximo do seu potencial, utilizando o Conceito Bobath, Teoria da Integração Sensorial, Teorias Comportamentais, Treinos específicos de AVD, Teorias de aprendizagem. As crianças, que apresentam quadro de atraso no desenvolvimento ou alguma patologia que acarreta prejuízos na aquisição de aprendizagem, podem se beneficiar do tratamento (re) estabelecendo e (re) adquirindo uma nova maneira de se relacionar com o mundo.
Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo atua em diferentes aspectos da comunicação e linguagem humana: articulação da fala e voz, linguagem oral e escrita, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. O trabalho é realizado de forma global, pensando no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. São utilizados equipamentos e recursos terapêuticos diversos com o objetivo de potencializar a evolução do desenvolvimento dos pacientes. O trabalho é realizado na prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia, no diagnóstico de distúrbios, na estimulação e intervenção.
Psicologia
O psicólogo estuda o comportamento humano por meio da análise de suas teorias, valores, emoções e contextos. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes. O objetivo de sua atuação é compreender e analisar os indivíduos a fim de solucionar os problemas apresentados, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade e/ou distúrbios emocionais. No atendimento infantil, auxilia na expressão das emoções, através do brincar e na expansão de sentimentos, resinificando, pela escuta e diálogo, os acontecimentos de forma positiva. A infância e a adolescência são fases importantes do desenvolvimento humano, que necessitam de atenção especial, de cuidados e proteção.
Psicopedagogia
É uma área voltada para a análise e diagnóstico de crianças, jovens e adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, adotando uma composição de dois saberes – a Psicologia e a Pedagogia. O psicopedagogo atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana tendo um caráter preventivo e terapêutico. Essa análise é feita utilizando de instrumentos como: anamnese, avaliações diversas, inventários, check list, entrevistas, observações, testes, dentre outros. Seu objetivo é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem. O plano de intervenção é traçado individualmente com vistas ao desenvolvimento e qualidade de vida do paciente.
Nutrição
É a área focada na saúde e bem-estar dos indivíduos. O trabalho de um profissional especializado na área começa ainda na gravidez da mãe, passando pelos primeiros dias de vida e seguindo até a adolescência. A prática de uma alimentação balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância irão proporcionar um bom crescimento e desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares.